O que é e como funciona a Psicoterapia?

Psicoterapia é o atendimento realizado por um psicólogo com formação em Psicologia clínica com a finalidade de superar dificuldades emocionais, comportamentais ou cognitivas. É uma experiência enriquecedora e um método de tratamento baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico. A Psicoterapia é um processo de imersão em si próprio. Quando nos conhecemos melhor, somos capazes de entender o que está por detrás das nossas atitudes e escolhas e, finalmente, exercer controle sobre elas. Através do autoconhecimento que emerge e se intensifica em um ambiente de apoio e confiança com o terapeuta, adquirimos as ferramentas necessárias para efetuarmos mudanças em nossas vidas. Qualquer temática pode ser trabalhada e é garantido o sigilo completo das informações, de acordo com o código de ética do Psicólogo.

O que pode ser trabalhado na Psicoterapia?

Na busca pelo autoconhecimento, qualquer temática pode ser trabalhada, proporcionando ao paciente a liberdade de expor o que desejar. Algumas temáticas e psicopatologias são bem comuns como:

– Ansiedade;
– Depressão;
– Síndrome do pânico;
– Fobias sociais;
– Dificuldades em lidar com separações, mudanças;
– Medos em geral;
– Timidez;
– Ciúmes excessivo;
– Pensamentos angustiantes;
– Distração;
– Entre outros.

Muitas vezes passamos por situações difíceis e nos desesperamos diante delas. Naquele momento pensamos que o que estamos vivendo ou sentindo não tem solução. Por mais complicada que seja a situação, através do autoconhecimento conseguimos importantes ferramentas para enfrentá-la. Não hesite em buscar apoio psicológico.

Como funciona a Psicoterapia Infantil?

A psicoterapia infantil é realizada através do brincar (ludoterapia) e da arte. A criança expressa sua criatividade, seus conflitos e emoções através da brincadeira e das atividades artísticas, permitindo intervenções por parte do psicólogo.

Como saber que a criança necessita de Atendimento Psicológico?

É importante que se procure um psicólogo caso a criança tenha algum comportamento disfuncional (que cause prejuízo a ela ou alguém), caso tenha tido uma mudança de comportamento repentino ou esteja passando uma situação delicada e de stress (chegada de um novo membro na família, separação dos pais, mudança de cidade, etc).

O que é Acompanhamento Terapêutico?

É a ação do psicólogo (ou alguns outros profissionais habilitados) junto de alguém que apresente alguma dificuldade psicossocial ou outros distúrbios, de forma a promover a inclusão social e o desenvolvimento da sociabilidade da pessoa portadora da dificuldade. O trabalho é utilizado como complementar a outros tipos de atendimentos, como a psicoterapia. O objetivo é resgatar aspectos saudáveis da vida da pessoa que está com dificuldades por problemas como: transtornos mentais, dependências químicas, deficiências mentais e síndromes que envolvam os aspectos físicos, mentais e sociais. O acompanhante terapêutico acompanha o paciente em seus ambientes, como escola e outras atividades.

O que é Orientação Profissional?

Muito mais que uma simples aplicação de testes, a orientação profissional é um trabalho psicológico que tem como foco direcionar nossas características pessoais, gostos e aptidões para uma carreira profissional. Jovens adultos se deparam com um mundo de possibilidades e tornam-se mais ansiosos no momento de escolher uma profissão, e a orientação profissional é um excelente meio de tornar esse momento o menos estressante possível. Além disso, diariamente profissionais experientes buscam recolocação e mudança de carreira. Nesses casos a orientação profissional pode ser de grande valia para mudanças de carreira mais sustentáveis e adequadas ao perfil de cada um.